sábado, 2 de outubro de 2010

Caminhada em Tereza Cristina dia 10/10/10

Para os apaixonados pelas caminhadas ainda dá tempo para se inscreverem para a Caminhada Internacional na Natureza Circuito Tereza Cristina, município de Candido de Abreu - Centro do Paraná.
Pessoal quem tiver oportunidade vá porque o lugar é lindo e carregado de História! Uma das primeiras colonizações francesas deste sertão em 1726 foi fundada por um médico Amigo pessoal de D. Pedro II e da Imperatriz Thereza Christina, ... Doutor Faivre acentuava que a Colônia Thereza tinha como dois grandes........
Aqui vai um pouco da História relatado, neste link


No mês de maio do ano de 1847, o médico Jean-Maurice Faivre e seus seguidores botaram os pés pela primeira vez nas terras onde iriam erguer a Colônia Thereza, berço do socialismo utópico à beira do Rio Ivaí, na região de Guarapuava.

Nascido na França, no Brasil Imperial foi o fundador da Academia Nacional de Medicina. Nome de rua em Curitiba, atrás da Universidade Federal do Paraná, Doutor Faivre queria criar sua própria pasárgada, uma nova sociedade, longe daquele insensato mundo, com um sistema econômico e social baseado na solidariedade comunitária, desapegada dos bens materiais. Amigo pessoal de D. Pedro II e da Imperatriz Thereza Christina, Faivre não era filiado às doutrinas socialistas da época. Sonhava realizar com suas próprias idéias um mundo novo: eliminou na Colônia Agrícola Thereza Cristina, nas bordas da Serra da Esperança, a noção de lucro, colocando em primeiro plano o respeito pela família e a religião.


Depois da morte de Faivre, em 30 de agosto de 1858, Thérèseville não prosperou. Porém não sumiu do mapa, segundo Josué Correia Fernandes, autor do excelente livro Saga da Esperança, onde conta a vida e a obra do bravo médico: Está lá, entre o Ivaízinho e o Ivaí, guardando segredos e segredos e projetos, à espera de que o homem, saturado dos males do capitalismo, decepcionado com as posturas de Marx e Engels, retorne ao ponto de partida.
Cravada no centro do Estado - 25º 15º latitude S - onde hoje se encontra Prudentópolis, Doutor Faivre acentuava que a Colônia Thereza tinha como dois grandes trunfos a magnífica posição geográfica e o fim com que foi instalada, introduzindo a indústria agrícola e a moralidade que parece aí estar em falta........

2 comentários: