sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Caminhada reúne 1.500 participantes em Pitanga

Os vestígios da mata nativa que dominavam o centro do estado, as atividades agropecuárias e as belezas naturais da região reuniram cerca de 1.500 participantes na Caminhada Internacional na Natureza em Pitanga, realizada no último domingo, 2 de agosto. Pelo quinto ano consecutivo os caminhantes de diversos municípios percorreram os 12 km do roteiro Caminhos do Peabiru. Participaram também, alguns caminhantes de Minas Gerais e São Paulo.

Os integrantes da Caminhada foram recepcionados com um café da manhã, preparado pelas famílias de agricultores da comunidade de Santa Barbara.
Durante o circuito, os participantes visitaram propriedades de agricultores familiares, chácaras de lazer e atividade leiteira. No caminho se depararam com uma grande concentração de mata nativa, cachoeiras e trilhas de onde puderam avistar paisagens singulares da região.

A caminhada terminou com um almoço rural que serviu a quirerada, o prato típico de Pitanga, preparado pelas famílias da comunidade de Santa Rita. Danilo Sens, extensionista do Instituto Emater de Castro, destacou a participação e acolhida dos moradores das comunidades rurais. O grupo  Violeiros de Pitanga também fez uma apresentação de modas de viola que animaram a todos.

A 5ª Caminhada Internacional na Natureza em Pitanga foi viabilizada por meio de uma parceria entre a prefeitura/ Secretaria da Indústria Comercio e Turismo e Secretaria da Agricultura, Emater e agricultores familiares das comunidades rurais Santa Rita e Santa Bárbara. A comissão organizadora da caminhada acredita ter alcançado os objetivos com a caminhada, ou seja, proporcionar a interação entre todos os envolvidos, receber e atender da melhor forma possível os caminhantes, resgatar a autoestima e valorizar as famílias da agricultura familiar, divulgar produtos e garantir renda para as comunidades envolvidas e valorizar os recursos naturais da região.




Por: Danilo Sens de Castro - Unidade Municipal de Pitanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário